ABI BAHIANA

ABI recebe cônsul-geral de Portugal e abre diálogo sobre cooperação cultural e jornalística

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) recebeu, na manhã desta terça-feira (30), a visita do cônsul-geral de Portugal em Salvador, Ricardo Cortes. A presidente da entidade, Suely Temporal, o conduziu em um tour pelo Edifício Ranulfo Oliveira, na Praça da Sé, no Centro Histórico da capital baiana. O encontro institucional percorreu equipamentos culturais da ABI, como o Museu de Imprensa, a Biblioteca de Comunicação Jorge Calmon, a Sala de Exibição Cinematográfica Roberto Pires e o Auditório Samuel Celestino.

Durante a visita, Cortes destacou o valor simbólico e cultural da ABI e se mostrou impressionado com a vista panorâmica do 8º andar da instituição quase centenária. Em conversa com a presidente, o cônsul destacou a importância do intercâmbio entre instituições brasileiras e portuguesas, especialmente no campo da comunicação. Segundo ele, iniciativas conjuntas podem fortalecer a liberdade de imprensa e a democracia.

“Sendo também uma função consular estabelecer laços, consideramos importante a proximidade com a Associação Bahiana de Imprensa. Exploramos a possibilidade de estreitar esses laços, equacionando, por exemplo, um possível congresso aqui, em parceria com uma entidade congênere portuguesa”, afirmou o cônsul.

A presidente da ABI, Suely Temporal, reforçou a relevância desse diálogo internacional. “Espero que essa parceria frutifique e que possamos cada vez mais intensificar a cooperação entre Brasil e Portugal através da ABI, desenvolvendo projetos comuns que caminhem no sentido de defender a imprensa livre, ética e responsável”, declarou.

De acordo com a dirigente, a visita reforça o papel da ABI como ponte cultural e profissional, abrindo caminho para novas agendas que aproximem jornalistas e instituições de comunicação dos dois países.

O encontro acontece em um momento em que os debates sobre cooperação internacional no jornalismo ganham força, impulsionados por desafios como a circulação global de desinformação, a regulação das plataformas digitais e a necessidade de atualização constante dos profissionais diante das novas tecnologias. Tanto no Brasil quanto em Portugal, entidades de imprensa têm se mobilizado para proteger a integridade do jornalismo e assegurar condições adequadas ao exercício da profissão.

publicidade
publicidade
Notícias

ABI recebe membros da Coalizão Marcha da Consciência Negra Zumbi – Dandara dos Palmares

Nesta segunda-feira (29), a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) recebeu representantes da Coalizão Marcha da Consciência Negra Zumbi – Dandara dos Palmares. O encontro marcou o início do diálogo para a formalização da parceria para apoiar a divulgação da 46ª edição da Marcha, que acontece em Salvador no próximo 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

A reunião aconteceu na sede da ABI, na Praça da Sé e teve como objetivo planejar ações de divulgação mais efetivas da Marcha, além de definir estratégias para garantir a mobilização nas ruas da capital baiana.

Os membros da Coalizão foram recebidos pela presidente da ABI, Suely Temporal, e pela assessora Joseanne Guedes. Participaram da reunião  Gilberto Leal – Conen/Coalizão; Diulice Vitório – Conen/Coalizão; Rodrigo Santos (CONEN); Cristiano Lima (Afoxé Bamboxe) e Emerson Alleluia, representante da APLB-Sindicato, por meio da Diretoria de Política da Promoção da Igualdade Racial.

publicidade
publicidade
Notícias

UNEB-Seabra promove 1ª Semana Regional de Comunicação com foco em territorialidades e práticas convergentes

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Seabra, realizou a 1ª Semana Regional de Comunicação, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e comunicadores populares em torno do tema “Territorialidades e práticas convergentes”. O evento, ocorrido de 24 a 26 setembro, buscou fortalecer a formação acadêmica em Jornalismo, ao mesmo tempo em que envolveu a comunidade universitária e regional em um espaço de troca de saberes.

Com uma programação diversificada, a iniciativa promoveu palestras, mesas-redondas e atividades práticas, criando oportunidades para os participantes refletirem sobre os desafios da área e se inspirarem em experiências compartilhadas.

Entre os convidados o evento recebeu o diretor de Defesa da Liberdade de Informação e dos Direitos Humanos da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Paulo de Almeida Filho, que contribuiu como palestrante e mediador. Ele destacou a relevância da iniciativa para a formação crítica e prática dos futuros comunicadores.

“Participar desse evento foi importante para trocar experiências e fortalecer a pauta do jornalismo e da comunicação comunitária, especialmente entre universitários”, avalia.

Para ele, a Semana Regional de Comunicação marcou um passo importante para consolidar o diálogo entre a academia e a sociedade, reafirmando o potencial da universidade pública como promotora de conhecimento e cidadania.

“Momentos como esse reverberam a relevância da comunicação como um instrumento de mobilização social, propondo iniciativas que possam se transformar em politicas públicas para uma educação midíatica, boas práticas de comunicação, o enfretamento da desinformação e a democratização da informação”, completa.

publicidade
publicidade
ABI BAHIANA

ABI lança 9ª edição da Revista Memória da Imprensa em tributo a Anízio Carvalho

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) lança hoje, 26 de setembro, a 9ª edição da revista Memória da Imprensa, que chega às mãos do público como um tributo ao fotojornalista Anízio Carvalho (1930-2025), falecido no dia 12. Na capa e em uma galeria especial, a publicação presta homenagem a um mestre da imagem que atravessou décadas registrando a vida baiana, com sensibilidade e coragem. A nova edição está disponível em versão digital e terá também distribuição gratuita em formato impresso.

Figura emblemática do fotojornalismo baiano, “Seu Zico”, como é chamado em sua comunidade no Alto do Saldanha, no bairro de Brotas, construiu uma carreira singular, marcada por coragem, sensibilidade e um olhar que soube eternizar a Bahia em suas múltiplas expressões. Ele registrou momentos importantes da história local e nacional, de manifestações políticas a festividades populares, do cotidiano às efemérides, da religiosidade ao choque social, sempre com a intensidade de quem vê na imagem um espaço de narrativa e memória. Por essa razão, esta edição reúne uma galeria fotográfica dedicada à sua obra, uma seleção de registros emblemáticos que dialogam com sua trajetória, revelando rostos, tempos e histórias que ele ajudou a preservar. 

A ABI reconheceu sua genialidade também em vida. Em junho de 2022, o depoimento de Anízio abriu a 1ª edição da Revista Memória da Imprensa. Em abril de 2023, a ABI inaugurou no Museu de Imprensa a exposição “Ginga Nagô”, reunindo obras emblemáticas do fotojornalista e lançando um catálogo primoroso.

Para Suely Temporal, presidente da ABI, esta edição é tributo, agradecimento e convite. “Ao homenagear Anízio Carvalho, celebramos o valor da lente, da imagem que emociona e testemunha, e reafirmamos que o que é bem guardado na memória visual, nas fotos, nos depoimentos, nas reflexões, é também sustento para a cidadania. Que este número inspire uma leitura generosa, de reverência e de futuro”, afirma a jornalista.

Além de se associar às homenagens ao ícone da imagem, o número 9 traz cinco veteranos da comunicação da Bahia: o fotógrafo Almiro Nascimento, conhecido como Maguila, expert no registro de ocorrências policiais, enfrentando situações extremamente perigosas; Ana Maria Vieira, repórter que precisou de muito jogo de cintura para cumprir pautas e criar os dois filhos, inaugurando o home office na imprensa baiana; Anna Veras, a garota-propaganda que se tornou apresentadora nos primórdios da TV; o radialista Manoel Canário, uma lenda da radiodifusão baiana; e Paulo Setúbal, cartunista, ilustrador, chargista, que conta como transitou em todas as editorias dos principais jornais de Salvador.

“Saideira”

Em sua última “Palavra do Presidente”, Ernesto Marques celebra a consolidação do projeto editorial iniciado em sua gestão. O ex-presidente da ABI ofereceu um discurso carregado de significado, retomando a trajetória  do projeto Memória da Imprensa, pai da revista que desde 2022 é lançada nas versões digital e impressa. Ele lembra que, há 20 anos, a ABI registra histórias de jornalistas veteranos cujas atuações marcaram a imprensa da Bahia. Antes lançados em videodocumentários, os depoimentos passaram a estampar as páginas editadas pelo jornalista Biaggio Talento, com projeto gráfico do artista visual e cartunista Gentil e da designer gráfica Bianca Alves.

As três primeiras edições trazem 30 depoimentos. A quarta é uma publicação especial em comemoração aos 93 anos da ABI. “Ousamos empreender e daí surgiu a revista. Seriam apenas 3 edições e, se estamos na 9ª, é porque miramos no que víamos e acertamos o que não vislumbrávamos”, reflete o ex-coordenador editorial do veículo impresso oficial da primeira entidade da comunicação baiana.

“O projeto comercial de cinco edições se completa com esta, a minha saideira, lançada no mesmo setembro em que renovamos esta nossa primavera, agora com uma jornalista liderando uma diretoria com jovens e veteranos compartilhando a missão de projetar a ABI para o seu segundo século de existência efetiva e marcante”, completa Marques.

Um espaço de encontro entre gerações, a Memória da Imprensa já acumula 58 entrevistas e cerca de 180 horas de gravações com 2 câmeras em 4K. Um acervo que pode ser utilizado em novos trabalhos, como livros, monografias, teses e dissertações, além de produtos audiovisuais com qualidade até para o cinema.

A versão digital da revista está disponível no site e pode ser lida na íntegra pelos associados, pela imprensa e por qualquer interessado em cultura, jornalismo e memória. A versão impressa, com tiragem gratuita, será distribuída nas redações, escolas de comunicação e em empresas e entidades jornalísticas.

Confira aqui todas as edições da Revista Memória da Imprensa.

9ª edição – Setembro 2025

publicidade
publicidade