A Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom/PR), por meio da Secretaria de Políticas Digitais (SPDIGI), recebe até o dia 07 de setembro respostas a uma Tomada de Subsídios sobre Sustentabilidade do Jornalismo Ambiental e da Amazônia, na plataforma Participa + Brasil. A iniciativa busca ouvir jornalistas, comunicadores, veículos, especialistas e organizações da sociedade civil para:
- Diagnosticar os desafios da cobertura socioambiental, especialmente na Amazônia;
- Propor ações para garantir sustentabilidade e pluralidade do jornalismo;
- Subsidiar políticas públicas com foco em segurança, diversidade e liberdade de imprensa.
Eixos da consulta
O questionário é organizado em quatro eixos:
- Violências contra comunicadores ambientais e na Amazônia
- Proteção e segurança no exercício jornalístico
- Acesso à informação socioambiental
- Especificidades da cobertura na Amazônia
A consulta foi elaborada pela Mesa de Trabalho Conjunta, no âmbito das medidas cautelares MC-449/22 da CIDH, relacionadas aos casos de Bruno Pereira, Dom Phillips e da Univaja. O processo incluiu escutas na Amazônia, com organizações civis, comunidades indígenas e familiares.
Na visão da SPDIGI, sustentabilidade do jornalismo vai além da viabilidade econômica, envolvendo liberdade de imprensa, proteção física e mental dos comunicadores, transparência digital e fomento à diversidade e inovação na comunicação.
Como participar?
- Acesse a plataforma Participa + Brasil, crie conta ou faça login.
- Para enviar estudos ou documentos (até 20 MB), use o e-mail [email protected], com o assunto: Tomada de Subsídios – Jornalismo Ambiental.
- As contribuições serão consolidadas em relatório público que subsidiará ações e normas previstas pela Secom/PR.