ABI BAHIANA

III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura discute ‘Verdade e Liberdade de Expressão’

O que o jornalismo tem a ver com literatura, além do óbvio pertencimento de ambos ao campo das letras? O que literatura tem a ver com fatos, com realidades, liberdades e democracia? É para refletir sobre essas e outras questões que a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), a Academia de Letras da Bahia (ALB) e o Gabinete Português de Leitura (GPL) realizam, no dia 12 de setembro (quinta-feira), o III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura, com o tema ‘Verdade e Liberdade de Expressão’.

O encontro é gratuito e aberto ao público acontece no Auditório Samuel Celestino, oitavo andar da ABI, na Praça da Sé, com foco nos profissionais e estudantes das áreas de Comunicação, Letras, Tecnologia e todos os interessados em debater sobre a importância do fortalecimento da democracia. As atividades terão início às 8h30 e finalizam às 17h30. Para participar, basta realizar inscrição no Sympla AQUI .

Em sua terceira edição, o simpósio vai tratar da importância do  jornalismo e da literatura na busca pela verdade e para a desconstrução do contexto atual de proliferação de notícias falsas, impulsionado pela velocidade e profusão cada vez maior de informações, bem como a utilização equivocada das novas tecnologias. Serão debatidos temas como: ‘Inteligência Artificial e os impactos na Democracia’; ‘Fronteiras narrativas e da liberdade’; e ‘As fake news no cotidiano das fricções democráticas’.

ABI e ALB se reúnem novamente para o Simpósio, já realizado também nos anos de 2021 e 2022. “Depois do êxito das edições anteriores, retomamos essa parceria com uma programação rica e densa, propondo uma abordagem aprofundada e qualificada sobre liberdades e democracia. Precisamos refletir a respeito e manter a preocupação com a preservação da democracia em nossa agenda permanente”, avalia Ernesto Marques, presidente da ABI.

“Nosso foco, dessa vez, é na liberdade de expressão. Vamos homenagear jornalistas que, pela excelência do trabalho, foram ou são perseguidos. Também faremos uma referência a Julian Assange. Esses profissionais são combatidos porque são combativos”, destaca Ordep Serra, presidente da ALB. 

Dessa vez, o Gabinete Português de Leitura (GPL) se junta às instituições: “É uma alegria participar de um encontro tão relevante para o jornalismo baiano, com a participação de nomes como do professor João Figueira, jornalista e pesquisador português atento às questões relacionadas às fake news”, comemora Flávio Novaes, vice-presidente do GPL.

As edições anteriores do evento abordaram temas como as transformações no jornalismo cultural; interfaces entre jornalismo e literatura; a história da imprensa e literatura negra no Brasil; e a defesa da democracia, sempre com especialistas de expressividade no cenário nacional, como Muniz Sodré, Wilson Gomes, Emiliano José, Ana Alakija, Aline D´Eça, Suzana Varjão, Malu Fontes, Kátia Borges e outros intelectuais.

Homenagens

Serão homenageados a jornalista catarinense Juliana Dal Piva (ICL Notícias),  apresentadora do podcast ‘A vida secreta do Jair’ e autora do best seller ‘O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro’; o jornalista britânico Dom Phillips (assassinado em 2022 na Amazônia, junto com o indigenista Bruno Pereira), homenageado através de sua viúva, a ativista baiana Alessandra Sampaio; e o jornalista baiano Flávio Costa, colunista do Portal UOL e consultor editorial do site Alma Preta, autor de reportagens investigativas sobre corrupção no Judiciário e na política, crime organizado e violações de direitos humanos. Todos nomes que exercem a profissão com o objetivo de tornar o jornalismo um dos pilares para uma sociedade brasileira democrática.

Estão confirmados para os debates: 
João Figueira, professor da Universidade de Coimbra, autor de livros publicados em Portugal, Brasil, Espanha e Reino Unido, como ‘História dos Media e do Jornalismo’, ‘Democracia, populismos e jornalismo’, ‘Jornalismo e literatura’ e ‘Da incerteza como princípio: jornalismo, democracia, decadência da verdade’; Ordep Serra, antropólogo, artista, professor, escritor com mais de 30 livros publicados, ocupa a cadeira 27 da Academia de Letras da Bahia, instituição que preside pela segunda vez; Ernesto Marques, jornalista e presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI); Flávio Novaes, jornalista e vice-presidente do Gabinete Português de Leitura; Suzana Barbosa, professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PósCom) da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (FACOM/ UFBA); Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP,) membro do Conselho do Interactive Advertising Bureau (IAB) no Brasil, coordenador do Comitê de Inovação da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), professor da Miami AdSchool; Frederico Oliveira, jornalista, doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, pesquisador do Laboratório de Pesquisa em Mídia Digital, Redes e Espaço (Lab404) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD); Emiliano José, ocupante da cadeira 1 da Academia de Letras da Bahia, político, jornalista e escritor; Paulo Ormindo de Azevedo, membro da Academia de Letras da Bahia, arquiteto, consultor da UNESCO para assuntos de restauração de monumento e sítios; Carlos Ribeiro, jornalista, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB),  escritor, membro da Academia de Letras da Bahia, autor de livros como  ‘Contos selecionados’ e ‘Vozes do nosso tempo’ (este em parceria com o também acadêmico Aleilton Fonseca); Adriano Sampaio, professor adjunto da Facom/UFBA e professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura/IHAC/UFBA); e Mara Santana, jornalista, assessora de Comunicação da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) e colunista do Jornal A Tarde.

PROGRAMAÇÃO 

12 de setembro (quinta-feira), 8h30 às 17h30 

Homenageados:

  • Alessandra Sampaio/ Dom Phillips (in memoriam)
  • Flávio Costa – Portal Uol, Alma Preta Jornalismo
  • Juliana Dal Piva – ICL 

Manhã: 8h30 às 12h

8h30 – Credenciamento

9h às 9h40 – Abertura Solene Ordep Serra, presidente da ALB; e Ernesto Marques, presidente da ABI – homenagens e assinatura de acordos

9h45 às 10h30 – Conferência: As fake news no cotidiano das fricções democráticas – João Figueira, professor da Universidade de Coimbra (PT)

10h30 às 11h30 – Debate – Mediador: Flávio Novaes, vice-presidente do Gabinete Português de Leitura

12h – Intervalo para almoço 

Tarde: 14h às 17h30

14h às 15h – Mesa I – Inteligência Artificial e os impactos na Democracia – Suzana Barbosa, professora da Faculdade de Comunicação da UFBA; Frederico Oliveira, pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital; e Lucas Reis, presidente da Associação Baiana do Mercado Publicitário 

15h às 15h30 – Debate – Mediador: Adriano Sampaio, professor da Faculdade de Comunicação da UFBA

15h45 às 16h45 – Mesa II – Fronteira Narrativas e da Liberdade – Paulo Ormindo, Carlos Ribeiro e Emiliano José, Membros da ALB 

16h45 às 17h15 – Debate – Mediadora: Mara Santana, assessora de Comunicação da Procuradoria Geral Estado PGE

17h30 – Considerações finais

SERVIÇO

III Simpósio Baiano de Jornalismo e Literatura
Tema: ‘Verdade e Liberdade de Expressão’
Data: 12 de setembro
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Auditório Samuel Celestino (Rua Guedes de Brito, 1, Praça da Sé – Edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar)
Entrada gratuita
Incrições: https://www.sympla.com.br/evento/iii-simposio-baiano-jornalismo-e-literatura/2603567

publicidade
publicidade
Notícias

Redação do Bahia Notícias recebe o Protocolo Antifeminicídio

Na tarde desta quinta-feira (29), dirigentes da ABI foram até a redação do site Bahia Notícias para entregar a versão impressa do Protocolo Antifeminicídio. A ação faz parte de uma série de visitas para difundir e explicar o documento, feito para incentivar boas práticas na cobertura de casos relacionados a violências de gênero, que têm o feminicídio como ápice.

O presidente da ABI, Ernesto Marques, a diretora de Comunicação Jaciara Santos e a 1ª secretária Amália Casal foram recebidos pelo editor-chefe do veículo, Fernando Duarte.

“É super importante esse tipo de iniciativa porque conscientiza as redações sobre a importância de uma melhor cobertura dos casos de feminicídio. A imprensa tem uma responsabilidade sobre a forma como uma sociedade enxerga os casos. Então, esse protocolo é fundamental para sugerir caminhos que evitem a revitimização e a própria criminalização da vítima, que é um dos grandes problemas que a gente enfrenta na sociedade hoje”, comentou o Duarte.

O presidente Ernesto Marques agradeceu aos jornalistas do Bahia Notícias pela recepção calorosa e a disposição da turma em discutir o tema. Segundo ele, o objetivo é que o documento seja um apoio para a atividade diária de apuração desse tipo de crime.

Jaciara Santos ainda explicou o intuito dessas visitas, e a importância de levar os protocolos impressos, mesmo com a versão online disponível gratuitamente no site da Associação.

“É uma forma de estreitar os laços da ABI com os veículos. O corpo a corpo com os colegas é também uma oportunidade para reforçar a importância do guia e estimular sua utilização como fonte de consulta”, observou.

Essa é a quarta redação visitada pela diretoria da ABI, já incluindo o Jornal A Tarde, os estúdios da Band Bahia e a redação do site BNews. As visitas estão sendo marcadas de acordo com a disponibilidade de cada veículo.

*Caio Valente é estagiário da ABI. | Edição: Jaciara Santos

publicidade
publicidade
Notícias

Obra de Lourenço Mueller reforça sua paixão pela Baía de Todos-os-Santos

Foi no cenário simbólico e poético da Baía de Todos-os-Santos — “Kirimure”, para os povos originários que aqui estavam antes da chegada dos portugueses — que ele encontrou inspiração para uma série literária. Assim como nos dois primeiros livros da coleção, a obra “Almanaque de Kirimure: kanto, karta, konjecturas, konteúdos, kontos, konversas, krônicas” externa a paixão de Lourenço Mueller por Salvador e pelo “grande mar”.

O lançamento desse terceiro livro da série acontece nesta quinta-feira, 29 de agosto, às 17h, no Museu do Mar Aleixo Belov, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo.

O escritor, arquiteto, urbanista e ambientalista descreve o livro como bazar literário, pois a obra reúne vários gêneros da literatura, como cordel, crônicas, resenhas, mini biografias, reflexões e artigos escritos nos jornais baianos.

“Escrever é como tocar sanfona: as palavras dilatam-se e comprimem-se e o texto sai, bom ou ruim, conforme os dedos no teclado, dirigidos pela mente. Se o sanfoneiro é bom, sai um bom livro”, compara o escritor, que já prepara um novo livro.

SERVIÇO

Lançamento do livro “”, de Lourenço Mueller
Data: 29 de agosto (quinta-feira)
Hora: às 17h
Local: Museu do Mar Aleixo Belov, no Largo de Santo Antônio Além do Carmo

publicidade
publicidade
Notícias

Com apoio da ABI, Sebrae realiza 1º Encontro Baiano de Comunicadores

O Sebrae realiza no próximo dia 10 de setembro, com apoio da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) o 1º Encontro Baiano de Comunicadores. O evento será iniciado às 18h30, na sede do Sebrae, no bairro do Costa Azul, em Salvador. O painel “A imprensa e o jornalismo a serviço do desenvolvimento da Bahia” terá como convidados a diretora de Jornalismo da Rede Bahia, Ana Raquel Copetti; o jornalista fundador do Bahia Econômica, Armando Avena; o head de conteúdo digital do grupo A Tarde, Rafael Sena; e o diretor-presidente da Tribuna da Bahia, Walter Pinheiro. A mediação será feita pelo presidente da ABI, Ernesto Marques. Na mesma noite, serão anunciados os nomes dos vencedores da etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ).

Após um ano visitando profissionais de comunicação e promovendo eventos de integração e capacitação, num ciclo iniciado no interior do estado, o Sebrae identificou o quanto o público de comunicadores deseja estar mais próximo, discutindo os grandes temas que afetam as suas atividades, o Jornalismo, suas comunidades, a Bahia, o Brasil e o mundo.

O 1° Encontro Baiano de Comunicadores consolida esta escuta aos profissionais da área e reconhece a contribuição que a imprensa e os comunicadores dão para a pauta dos micro e pequenos negócios e como estes são agentes de transformação social, através do serviço de bem informar aos cidadãos.

A iniciativa tem como objetivo, ainda, promover a integração e o debate entre os comunicadores sobre grandes temas da Comunicação, do Empreendedorismo e do desenvolvimento social e econômico da Bahia. O evento é exclusivo para convidados (jornalistas, radialistas, influenciadores e formadores de opinião).

Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ)

Na mesma noite, durante o evento, o Sebrae divulga 1°, 2° e 3° colocados em cada categoria do Prêmio Sebrae de Jornalismo na Bahia. As matérias classificadas e avaliadas pelo júri estão disponíveis neste link, onde é possível conferir os 49 trabalhos que disputaram a avaliação dos jurados baianos (conforme item 8.2.1 do regulamento Nacional da premiação).

A novidade da 11° edição do PSJ foi a criação da categoria Jornalismo Universitário. Reforçando o papel transformador da Educação Empreendedora, o tema será apresentado com um destaque especial na programação.

A premiação baiana prevê: certificados de finalistas para o 2° e 3° lugar de cada categoria. Os primeiros lugares levam para suas redações:

1- Troféu do 11° PSJ e certificados de vencedores
2- 1 kindle por categoria
3- Participação na etapa regional Nordeste do prêmio
4- Prêmio Surpresa que será revelado no Destaque de Educação Empreendedora na programação do evento

Concorrem no PSJ trabalhos veiculados de 5 de junho de 2023 a 2 de junho de 2024, em cinco categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Fotojornalismo e Jornalismo Universitário. As pautas abordam aspectos ligados ao empreendedorismo, com foco nos pequenos negócios. A premiação é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil.

1º Encontro Baiano de Comunicadores & 11° PSJ
10/09/2024 – 18h30 – Sede do Sebrae em Salvador
Auditório Orlando Moscoso
Exclusivo para convidados

Programação
18h30 – Recepção
19h – Boas-vindas dos dirigentes
19h10 – Destaque de Educação Empreendedora: transformando realidades por meio da Educação

19h30 – 1° Encontro Baiano de Comunicadores
Painel: A imprensa e o jornalismo a serviço do desenvolvimento local
Mediação: Ernesto Marques, presidente da ABI
Profissionais convidados:
Ana Raquel Copetti – diretora de Jornalismo da Rede Bahia
Armando Avena – jornalista fundador do Bahia Econômica
Rafael Sena – head de conteúdo digital do grupo A Tarde
Walter Pinheiro – diretor-presidente da Tribuna da Bahia

21h – Cerimônia do 11° Prêmio Sebrae de Jornalismo
22h – Celebração

publicidade
publicidade