ABI BAHIANA

“Democracia Viva” é única chapa a concorrer à Diretoria da ABI

O presidente da Assembleia Geral da Associação Bahiana de Imprensa, Antônio Walter Pinheiro, requereu nesta segunda-feira (31) à 1ª Secretaria da instituição as condições de elegibilidade da chapa #DemocraciaViva, única inscrita para concorrer à Diretoria da ABI, para o período de 2022-2025. O prazo para inscrição de chapas foi encerrado na última sexta-feira (28) e a Assembleia Geral Extraordinária Eleitoral ocorrerá no dia 30 de novembro, seguida do rito de posse.

Será a primeira eleição na ABI sob o novo Estatuto, que trouxe, entre outras inovações, a criação de diretorias estratégicas para a atuação da entidade em defesa da liberdade de imprensa e da democracia. É o caso da nova Diretoria de Defesa da Liberdade de Informação e dos Direitos Humanos; e das diretorias de Promoção Social e de Comunicação e Divulgação, antes com status de departamento. Entre os novos nomes que passam a integrar a Diretoria estão os jornalistas Yuri Silva, Jaciara Santos, Luiz Fernando Lima, Mara Santana e Emiliano José.

Não à toa, a chapa #DemocraciaViva traz como epígrafe uma frase do jornalista e jurista baiano Ruy Barbosa: “A liberdade não é um luxo dos tempos de bonança; é, sobretudo, o maior elemento de estabilidade das instituições“. Para Ernesto Marques, presidente da ABI e candidato à reeleição, o pensamento do Águia de Haia sintetiza a missão da entidade, em sua luta permanente pela manutenção do Estado de Direito e pelos valores democráticos.

Senadinho

Outra novidade é a criação do “Senadinho da ABI”, um ambiente de interação onde um grupo de diretores veteranos poderá se reunir para trocar ideias e passar sua expertise para o corpo diretivo. Na primeira composição, esse espaço será formado pelos nonagenários Florisvaldo Mattos, Valter Lessa e Jorge Vital de Lima. Com importantes atuações na trajetória da Associação e na imprensa baiana, eles agora abrem espaço na chapa para a renovação e assumem a tarefa de construir um diálogo com a turma mais jovem. 

“A nova composição diz muito sobre o que temos feito, no rumo da renovação, começando pelo movimento dos decanos, afirmando o seu lugar como primeira lição do quanto vale a pena construir uma história. São três titãs da imprensa baiana, cada um em sua área”, explica Ernesto Marques.

Membro da Diretoria da ABI há mais de 30 anos, o fotojornalista Valter Lessa demonstra entusiasmo com a formação do trio. “Estou às ordens para, junto com Florisvaldo Mattos e Jorge Vital de Lima, montar estratégias para contribuir da melhor maneira possível com a instituição”, afirma o mestre da fotografia. Para ele, Ernesto Marques faz uma gestão “excelente” e seus objetivos impulsionam a Associação ao crescimento. “Acompanho a ABI desde 1962. Se esse novo material humano se conscientizar e vier somar aos nossos esforços, vai ser maravilhoso. Poderemos dar a nossa contribuição aos mais novos. Vamos nos reunir, conversar, combinar nossas ações. Tenho uma visão sobre o amanhã, a cabeça está sensacional!”, brinca o titular da Secretaria da Assembleia Geral da ABI.

“A gestão de Ernesto só faz florescer o presente e o destino da ABI. É uma administração cheia de atividades fortes e projetos voltados para a preservação da memória da ABI e que muito a engrandecem”, enfatiza o jornalista, poeta e professor Florisvaldo Mattos, 2º vice-presidente na atual Diretoria. Flori, como é conhecido entre os confrades, reforça o seu apoio à gestão, que, segundo ele, tem contribuído para a preservação do jornalismo e da própria ABI. 

Em mais de 50 anos no jornalismo profissional, Florisvaldo Mattos desempenhou muitas funções no campo da comunicação. Ele espera continuar passando o seu conhecimento. Como professor na Faculdade de Comunicação da UFBA (Facom), Mattos transmitiu ensinamentos para nomes de destaque na imprensa baiana. “É um prazer enorme participar desse momento, nesse novo reduto, como alguém que foi lembrado por sua trajetória na área. Desejo contribuir participando das reuniões que sempre são luminosas, com postagens no site ou ajudando com a Revista Memória da Imprensa”, afirma.

Com uma carreira marcante no jornalismo esportivo, Jorge Vital chegou à ABI ainda na época do ex-presidente Jorge Calmon, no início da década de 70. Vital acumula passagens por veículos como o jornal O Momento, Diário da Bahia, Jornal da Bahia e A Tarde. Foi presidente da Associação Bahiana de Cronistas Desportivos (ABCD) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba). Agora, ele enxerga o Senadinho como uma oportunidade de interagir com os mais jovens. “É uma ótima ideia, uma experiência nova e que serve para reunir jornalistas veteranos”, destaca o conselheiro fiscal da ABI, aos 92 anos.

__________________________________________

  • Confira abaixo a composição da Chapa #DemocraciaViva

ASSEMBLEIA GERAL

PresidenteWalter Pinheiro
Vice-presidenteSérgio Mattos
SecretáriaHeloisa Sampaio

Suplentes
Wilson Midlej
Raimundo Vieira

DIRETORIA EXECUTIVA

PresidenteErnesto Marques
1º vice-presidenteLuis Guilherme Pontes Tavares
2ª vice-presidenteSuely Temporal
1ª secretáriaAmália Casal
2ª secretáriaJorge Ramos
Diretor de FinançasAntônio Matos
Vice-diretora de FinançasSara Barnuevo
Diretor de Defesa DI/DH Yuri Silva
Diretor de CulturaNelson Cadena
Diretor SocialNelson José de Carvalho
Diretor de Patrimônio Raimundo Marinho
Diretora de ComunicaçãoJaciara Santos

Suplentes
Luiz Fernando Lima
Mara Santana

CONSELHO CONSULTIVO

Titulares
Suzana Alice Pereira
Joaci Góes
Emiliano José

Suplentes
Jolivaldo Freitas
Luiz Nova

CONSELHO FISCAL

Titulares
Simone Ribeiro
Pedro Daltro
Romário Costa Gomes

Suplentes
Valter Xéu
Luiz Hermano
Valber Carvalho

QUEM É QUEM?

publicidade
publicidade
ABI BAHIANA

Flipelô celebra a memória e o legado de Jorge Amado

De 1º a 6 de novembro de 2022 acontece mais uma edição da FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, ocupando os espaços do Centro Histórico de Salvador. A Festa tem como objetivo principal estimular a literatura, principalmente através dos inesquecíveis personagens do escritor baiano Jorge Amado. Elemento de fomento ao mercado editorial e para o incentivo aos novos escritores, o evento beneficia diretamente a comunidade, contribuindo para o incremento do comércio, do turismo e de todas as atividades produtivas do local e seu entorno. O acesso é gratuito em todos os eventos do circuito.

Já na abertura, às 19h do dia 1º/11, no Largo do Pelourinho, a festa traz a apresentação multimídia “Romances, personagens e vozes do casarão”, com VJ Gabiru e Homem Gaiola, vozes de Matilde Charles e Carlos Betão, e direção de Edvard Passos. A primeira noite encerra com apresentação musical da cantora e atriz Zezé Motta.

A programação prevê mesas de debates, bate-papos com crianças, jovens e adultos sobre literatura, lançamentos de livros, saraus de poesia, slams e uma rica programação infantil com contação de história e diversas atividades lúdicas, além de exposições, apresentações teatrais e musicais – 30 shows e espetáculos artísticos serão promovidos no Teatro Sesc Pelourinho, Palco FLIPELÔ, nos palcos do Cruzeiro de São Francisco e Praça da Sé, além do Santo Jazz, no coreto do Largo do Santo Antônio Além do Carmo. São esperados cerca de 120 mil participantes nos 126 espaços ativados do Centro Histórico, desde a Praça Municipal até o Santo Antônio Além do Carmo.

publicidade
publicidade
Notícias

Fake News: Como verificar informações em diferentes formatos

Neste domingo, dia 30 de outubro, os brasileiros irão às urnas para o segundo turno das Eleições 2022. Já a Bahia terá a oportunidade de eleger seu novo governador. É preciso redobrar os cuidados com todo conteúdo que circula na rede ou em aplicativos de mensagens instantâneas, um meio já bastante conhecido pela capacidade de propagação de dados falsos.

Para ajudar a sociedade nessa filtragem, agências de checagem têm se articulado em conjunto, em ações que ajudam a combater a desinformação eleitoral. Pouco antes do primeiro turno, sete organizações formaram uma coalizão para apurar conteúdos com potencial para comprometer as escolhas dos eleitores e dão dicas de como identificar notícias falsificadas na internet. Uma dessas iniciativas de jornalismo colaborativo é o Projeto Comprova, liderado pela Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo.

Diversas entidades ligadas à atividade da imprensa também estão com ações em curso para combater as chamadas fake News, a exemplo da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro), que se uniram na campanha “Fake News. Quem compartilha também mente”. A campanha tem o objetivo de chamar atenção do público sobre os danos causados não só por quem cria, mas também por quem compartilha conteúdo falso.

“Como doença ética deste capítulo da história da humanidade, escrito em tempo mais ou menos real, e em múltiplas versões ‘impressas’ sobre múltiplas plataformas, a compulsão por compartilhar bem merece ser tratada como problema de saúde pública”, compara o presidente da ABI, Ernesto Marques.

Segundo ele, como remédio, a “lógica punitivista” das propostas de penalizar com cadeia e indenizações tem eficácia bastante questionável. “A cura para essa doença ética negadora da própria natureza humana não está em nenhuma lei dura. O melhor e talvez o único antídoto é a leitura. Leitura no sentido mais amplo possível, compreendendo todas as possibilidades sensoriais de absorver informações”, defende o dirigente.

Para tentar barrar essa onda de manipulação através de boatos nocivos à democracia, jornalistas do Projeto Comprova compartilharam dicas práticas para verificar conteúdos em formato de texto, imagem, vídeo, áudio e gráfico. Confira abaixo as principais medidas para checagem de dados duvidosos. (Leia a íntegra no site da Abraji)

TEXTO

  • Confira a data em que ele foi publicado
  • Quem é o autor do texto
  • Entenda em que lugar aquele texto foi publicado
  • Veja se aquela mesma informação consta em outros veículos
  • Vale a pena divulgar mesmo sem saber se é verdade?

IMAGEM

  • Reflita sobre que a imagem te faz sentir. Mexer com a emoção das pessoas é um recurso comum em conteúdos desinformadores
  • Observe inconsistências na imagem e foque nos detalhes. Busque indícios de manipulação, como diferenças na iluminação, cortes… e também indícios que possam identificar a localização
  • Busca reversa de imagem: Colocar a imagem no Google ajuda a saber os lugares onde aquela imagem já foi publicada e se é antiga, por exemplo
  • Ferramentas de verificação de imagens, como uma extensão do Google Chrome chamada InVID, que é uma toolbox com várias ferramentas diferentes para verificação de vídeos e fotos

VÍDEO/ÁUDIO

Faça perguntas:

  • Dá para saber quem é o autor? 
  • Quando ele foi gravado? 
  • O conteúdo faz sentido? 
  • Quem enviou a gravação para você ou como ela chegou até você? 
  • Quem ou que grupo teria interesse em divulgar esse vídeo/áudio? 

GRÁFICO

  • Verifique a credibilidade e periodicidade da empresa jornalística
  • Veja se a reportagem mostra a fonte dos dados divulgados, entrevista com os autores e origem das informações
  • Confirme a fonte do gráfico: Universidade, centro ou instituto de pesquisa relevante; Instituições ou autarquias do poder público
  • De olho na eleição: pesquisas eleitorais que têm finalidade de divulgação precisam ser registradas na Justiça Eleitoral. É por isso que os veículos de imprensa divulgam o número de inscrição da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
  • Pesquise nos sites eleitorais o número da pesquisa e confirme os dados: Patrocínio da pesquisa; Autoria; Amostra coletada; Região dos entrevistados; Metodologia

Ainda ficou com dúvida? Busque uma agência de checagem. Entre em contato pelo número de WhatsApp de algumas dessas agências:

publicidade
publicidade
Blog das vidas

Jornalismo baiano perde Magno Jouber

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba) divulgou nota de pesar pelo falecimento do jornalista Magno Jouber, que veio a óbito nesta terça-feira (25), em Valença, na Costa do Dendê. Na nota, o Sinjorba se solidariza a colegas de profissão, amigos e à família de Magno.

Em sua carreira, Magno Jouber passou por instituições como o Jornal A Tarde, Prefeituras e Câmaras Municipais de Vereadores de Valença e Cairu, no Baixo Sul do estado. “É uma perda para a comunicação baiana. Descanse em paz, colega”, disse o Sindicato.

publicidade
publicidade