ABI BAHIANA

ABI recebe presidente do IAB-BA

Na tarde desta terça-feira, 30, Daniel Colina, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento da Bahia, esteve na sede da Associação de Bahiana de Imprensa em visita institucional. A reunião contou com a presença de Ernesto Marques, presidente da ABI, Luis Guilherme Pontes Tavares, 1º vice-presidente da instituição, e do arquiteto e professor Paulo Ormindo de Azevedo.

O IAB-BA tem buscado unir forças para viabilizar um plano urbanístico de iniciativas para o Centro Histórico, questão de total interesse da ABI como uma instituição que preza pela memória e cultura da Bahia.

Dentre as propostas destacadas, está a participação da ABI na retomada do Fórum “A Cidade Também é Nossa”, iniciativa do IAB-BA realizada de 2008.

“O Fórum vai seguir com propostas para Salvador e Região Metropolitana, sugerindo e contribuindo com ações da administração dos municípios”, afirma Colina. O arquiteto foi eleito em março para o triênio 2023-2025 e articula aproximações com instituições ligadas à preservação do patrimônio histórico e à cultura do estado.

publicidade
publicidade
Notícias

Salvador sedia seminário sobre comunicação, desinformação e defesa da democracia

Nos dias 1 e 2 de junho, Salvador/BA recebe o Seminário “Os desafios da comunicação numa era de desinformação e ataques à democracia”, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Aberto ao público, o evento acontece no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no Centro Administrativo. Será emitido certificado a todos os participantes.

100% gratuito, o evento tem como proposta discutir a conjuntura política atual do país, as ameaças à democracia e os desafios colocados no campo da comunicação: o combate à desinformação, a necessidade da regulação das plataformas, comunicação pública, entre outros. O Seminário conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia.

Confira a seguir a programação completa.

Programação
• 01/06 – quinta-feira, às 18h – Conjuntura e luta de ideias na sociedade
Cynara Menezes – jornalista e editora do blog Socialista Morena
Leandro Fortes – jornalista, professor e escritor
Laurindo Lalo Leal Filho – coordenação do Barão de Itararé


• 02/06 – sexta-feira, às 9h – Redes digitais, fake news e a regulação das plataformas
Nina Santos – Coordenadora do *desinformante, pesquisadora no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD) e diretora da Aláfia Lab
João Brant – Secretário de Políticas Digitais da SECOM/Presidência da República do Brasil.
Orlando Silva – deputado e relator da PL das fake news (PL 2630)


• 02/06 – sexta-feira, às 14 horas – As prioridades da comunicação pública
Guia Dantas – Assessora Especial de Comunicação do Rio Grande do Norte
André Curvello – Secretário de Comunicação da Bahia
Hélio Doyle – presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC)

publicidade
publicidade
Notícias

“A invenção da poesia” é o novo livro de Ruy Espinheira Filho

Um dos poetas mais expressivos em atividade no país, Ruy Espinheira Filho reúne suas criações líricas em “A Invenção da Poesia & outros poemas” (Editora Record). A obra será lançada nesta quinta, 1º de junho, às 18h, na Livraria LDM do Shopping Paseo, no Itaigara.

Ruy tem mais de 35 de livros de poemas lançados. O jornalista e escritor é membro da Academia de Letras da Bahia e foi eleito um dos vinte poetas contemporâneos mais importantes do Brasil.

Considerado por Carlos Drummond de Andrade um autor de uma “poesia concentrada e de sutil expressão”, Ruy Espinheira Filho é consagrado pela crítica e ganhador dos principais prêmios literários do país.

Capa/Reprodução

No seu mais novo livro, o poeta baiano reúne suas criações entre 2019 e 2022. Divididos em três partes, os poemas revelam dores que o passado ainda remonta, voltando a sentimentos e questões que se prolongam no presente. Um livro repleto de recordações.

“É a poesia que me procura. Eu me dediquei mais à poesia do que à prosa, porque ela me procurou mais do que as outras coisas. Faz parte da minha natureza”, explica Espinheira a Elis Freire, em entrevista para o jornal A Tarde (leia aqui).

Na primeira parte, Ruy percorre temas e espaços regionais, com a mesma desenvoltura que se detém naqueles de cunho universal. Na segunda parte, faz referência aos dias mais obscuros da pandemia. E finaliza com uma homenagem aos ilustres Machado de Assis e Graciliano Ramos, a partir de possíveis diálogos estabelecidos com suas obras.

A invenção da poesia apresenta um eu lírico que se mostra impressionado e reflexivo acerca da passagem do tempo. Com caráter intimista e destreza para revelar minúcias, Ruy Espinheira Filho evidencia brilhantemente como a natureza humana se manifesta em épocas e situações as mais diversas.

Ruy Espinheira Filho é graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia, tornou-se doutor pela Escola de Letras, lecionou 35 anos na UFBA. Colecionou passagens por jornais como Tribuna da Bahia, Jornal da Bahia e, a cada quinze dias, abrilhanta o jornal A Tarde com sua produção. Lançou seu primeiro livro, Heléboro, em 1974. De lá para cá, presenteou os leitores com obras como Um Rio Corre na Lua (2007) e Estação Infinita e outras estações (2013), entre outros títulos sob importantes selos editoriais do país.

SERVIÇO

Lançamento e sessão de autógrafos do livro “A Invenção da Poesia & outros poemas”, de Ruy Espinheira Filho
Data: 1º de junho
Hora: 18h
Local: Livraria LDM do Shopping Paseo Itaigara – L2 – Rua Rubens Guelli, 135 – Itaigara – Salvador-BA.
Evento gratuito

publicidade
publicidade
ABI BAHIANA

Grupo de Violoncelos da UFBA participa da Série Lunar 2023

O mês de maio presenteou em dose dupla os amantes da boa música. Depois da apresentação do Quinteto de Sopros, agora é a vez do Grupo de Violoncelos da UFBA abrilhantar mais uma noite da Série Lunar em 2023. A apresentação acontece no Dia Mundial das Comunicações, 31 de maio, às 19h, no auditório da Associação Bahiana de Imprensa, na Praça da Sé (Centro Histórico). A Série Lunar, fruto da parceria entre a ABI e a Escola de Música da UFBA, proporciona concertos mensais com professores, servidores do corpo técnico-administrativo e alunos vinculados à Emus. A entrada é gratuita.

O Grupo de Violoncelos da UFBA foi criado em 2013 pela professora Suzana Kato. Projeto de extensão permanente da Escola de Música, o conjunto busca promover a prática camerística de seus integrantes e divulgar o repertório para esta formação. “Nosso principal objetivo é proporcionar o desenvolvimento do ensino do violoncelo, tendo a prática de conjunto como elemento motivador, além de valorizarmos o grande potencial do violoncelo, a partir de composições específicas, arranjos e adaptações”, explica a professora.

Como coordenadora do projeto, Kato ressalta a importância do grupo na busca da colaboração entre violoncelistas de diferentes procedências e níveis diversos, acreditando na troca de experiências como potencializador do aprendizado. O grupo agrega alunos do bacharelado de Instrumento e de outros cursos de extensão e pós-graduação, e conta com a cooperação de violoncelistas profissionais de diferentes orquestras.

Desde a sua criação, o Grupo de Violoncelos tem realizado concertos frequentes pela cidade de Salvador e fez sua estreia na Série Lunar, em 2019. Como a formação é rotativa, neste concerto, o conjunto será composto por: Suzana Kato, Caio Britto, Faisal Hussein, Guilherme Venturato Custódio, Ítalo Nogueira, Janice Brandão, Pillar Gisele Rodrigues e Thomaz Rodrigues. Luiz Daniel Sales e Tatiana Crilova são os convidados da noite. Os artistas irão interpretar obras de Schubert, Heitor Villa-Lobos, Piazzolla, Freddie Mercury e outros célebres compositores.

SERVIÇO

Série Lunar 2023 | Grupo de Violoncelos da UFBA
Dia: 31 de maio | 19h
Local: Auditório Samuel Celestino – 8° andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador
ENTRADA GRATUITA

publicidade
publicidade