A Associação Bahiana de Imprensa encerrou o mês do seu aniversário de 90 anos com a Assembleia Geral Ordinária que elegeu por unanimidade, nesta segunda-feira (31), a Chapa Cervantes para o biênio 2020-2022. Única inscrita, a chapa teve como base a atual diretoria, com cerca de 1/3 de nomes novos e a maior participação feminina da história da entidade fundada em 1930. O jornalista Ernesto Marques sucede Walter Pinheiro, que passa a ocupar a presidência da Assembleia Geral da ABI. A posse da nova diretoria está marcada para o dia 10 de setembro.
Presidida pelo jornalista e escritor Florisvaldo Mattos, a Assembleia conheceu e aprovou o relatório de atividades da Diretoria Executiva que encerra o mandato. Walter Pinheiro, presidente da Executiva, apresentou um relatório minucioso da gestão atual e de sua passagem pela presidência da ABI, iniciada em 2011. As contas do exercício 2019-2020 foram discutidas e aprovadas com parecer favorável do Conselho Fiscal. Foi a primeira vez em toda a história da instituição que um processo eleitoral ocorreu online.
No momento mais concorrido, o encontro realizado de forma presencial e também por um aplicativo de videoconferência teve 32 presenças simultâneas. Às 13 horas, após o pronunciamento unânime dos associados participantes, a Assembleia foi suspensa com a retomada dos trabalhos às 16h30, encerrando às 17h. Além da votação online, os associados puderam manifestar o voto por email ou presencialmente, na sede da ABI.
O jornalista Walter Pinheiro, presidente do jornal Tribuna da Bahia, ocupou a cadeira presidencial da ABI durante nove anos e estará agora à frente da Assembleia Geral, órgão supremo presidido atualmente por Samuel Celestino, fundador do site Bahia Notícias. Para ele, o processo de renovação tende a ampliar as atividades. “Novos projetos virão. Ernesto já demonstrou sua competência, seu ânimo, para assim proceder, expandindo a ABI por outros espaços, ampliando o seu quadro social com novos membros, que servirão para revitalizar o comando da nossa ABI”, comemora o dirigente.
Pinheiro agradeceu o trabalho de todos e atribuiu as vitórias alcançadas à harmonia existente na equipe. “Tudo o que foi conquistado se deve à parceria para a expansão da instituição, o seu aprimoramento, culminando agora com a implantação do Museu de Imprensa e lançamento do livro dos 90 anos, previsto para este mês”, afirmou.
Confira abaixo a nova composição da Diretoria da ABI:
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente – Antônio Walter dos Santos Pinheiro
Vice-Presidente – Sérgio Augusto Soares Mattos
Secretaria – José Valter de Lessa Pontes
Suplente – Eliezer Varjão Bomfim
Suplente – Julieta Miranda Isensée
DIRETORIA EXECUTIVA
Presidente: Ernesto Dantas Araújo Marques
1º Vice-Presidente: Luís Guilherme Pontes Tavares
2º Vice-Presidente: Florisvaldo Mattos
Secretário Geral: Sara Barnuevo
1º Secretário: Suzana Alice Pereira
2º Secretário: Romário Costa Gomes
Diretor Financeiro: Antônio Pereira de Matos Júnior
Diretor Patrimônio: Raimundo Marinho dos Santos
Suplente: Arthur Andrade
Suplente: Amália Casal Rey
Suplente: Luiz Henrique Sá da Nova
CAIXA DE ASSISTÊNCIA
Presidente: Raimundo de Campos Vieira
Secretário: Benevaldo Amorim dos Santos Silva
Tesoureiro: Valter Xéu
DEPARTAMENTOS:
Cultura: Nélson Varón Cadena
Social: Nelson José de Carvalho
Divulgação: Simone Ribeiro
Casa De Ruy Barbosa: Jorge Luiz Ramos
CONSELHO CONSULTIVO
1.Joaci Góes
2.Jolivaldo Freitas
3.Valber Roberto Carneiro Carvalho
4. Suely Maria Temporal Soares
5.Carmelito Walter de Almeida
Suplente: Paulo Nunes
Suplente: Isidro Octávio Amaral Duarte
Suplente: João Leite
CONSELHO FISCAL:
1.Jorge Vital de Lima
2.José Pedro Daltro Bittencourt
3.Heloísa Gerbasi Sampaio
Suplente: Wilson Luiz Midlej Silva
Suplente: Luiz Hermano Abbehusen
ABI – REGIONAL NORTE/ NORDESTE
Presidente: Jair dos Santos Cezarinho
ABI – REGIONAL SUL
Presidente: Maurício Maron